Dúvidas Frequentes

Como é feito?

O quarto em que o exame é feito é escuro e silencioso, monitorado por câmeras. Antes de ir para a cama, os técnicos aderem sensores em sua pele e um clipe ao seu dedo para monitorar o exame.

Pela manhã, os sensores são removidos, e você pode deixar a Clínica do Sono e retornar às suas atividades habituais.

O que este exame avalia?

Os disturbios do sono, como roncos, apneia ou mexer-se muito na cama.

Mesmo que você não perceba, ao longo da noite ocorrem uma série de distúrbios ligados à qualidade do seu descanso. E geralmente os efeitos só são notados quando nos sentimos excessivamente cansado ou acordamos com a sensação de não ter dormido.

Quanto tempo leva pra sair o resultado do exame?

Você poderá retirar o exame de 20 a 25 dias úteis após sua realização.

O que devo levar para o exame?

Separe um pijama confortável e, se quiser, traga seu travesseiro.

Vai doer?

A eletroneuromiografia caracteriza-se por ser um exame complexo e pela dúvida se haverá dor ou não. Os dois processos realizados dentro do exame de eletroneuromiografia podem gerar certo desconforto para o paciente, mas tudo dentro do tolerável por qualquer pessoa.

Tem riscos?

Não existe qualquer risco que prejudique o paciente quando este for fazer a Eletroneuromiografia.

Quanto tempo leva pra sair o resultado do exame?

O laudo sai imediatamente após a realização do exame.

Como é feito?

O médico responsável irá colocar alguns elétrodos na pele de seus braços, pernas, face ou tronco, de modo que eles conduzam os impulsos elétricos;

Esses elétrodos irão dar pequenos choques, para que seja possível avaliar a condição do nervo;

O eletroneuromiógrafo registrará  a resposta do nervo;

Os choques são aplicados novamente, mas dessa vez nos nervos do membro oposto (braço ou perna), para fazer comparações no nervo analisado.

Em relação aos músculos:

Insere-se agulhas descartáveis muito finas nos músculos que serão analisados. Após, ele precisa ficar em repouso por alguns momentos e depois ser contraído

Como é feito?

O teste é feito por um técnico em EEG na Clínica Medicina do Sono.

O paciente se deita de costas em uma cama ou cadeira reclinável. Então, elétrodos são colocados em vários locais do couro cabeludo com o auxílio de uma pasta condutora. Além de manter os elétrodos fixos, essa pasta também ajuda a captar os impulsos elétricos do cérebro.

Os elétrodos são ligados por fios a um aparelho de gravação. A máquina muda os sinais elétricos em padrões que podem ser vistas em um monitor, como linhas onduladas.

Grávida pode fazer?

Por ser um exame não invasivo, não há contraindicações durante a gravidez para fazer o eletroencefalograma.

Quanto tempo leva para sair o resultado do exame?

O laudo leva até sete dias úteis.

Como me preparar para o meu exame?

Eletroencefalograma é o teste que avalia a atividade elétrica do cérebro. É um procedimento rápido, simples e indolor, no qual os impulsos elétricos do cérebro são amplificados e registrados em sistema computadorizado. 

Avalia a presença de lesões que afetam os nervos e músculos. É realizado para diagnosticar distúrbios como a neuropatia diabética, síndrome do túnel do carpo, dores na cervical e lombar e doenças reumatológicas.

Neste exame é possível detectar a apnéia do sono*. O paciente tem suas atividades cerebrais monitoradas, bem como seu fluxo sanguíneo e respiratório. Para isso, é avaliada uma noite inteira de sono, precisando que durma no local.